Se você está por aqui, já sabe que o Cifra Club é uma plataforma colaborativa, o que significa que todo o conteúdo que disponibilizamos é enviado pelos usuários.
Assim, para que todos entendam melhor o conteúdo, pedimos que determinadas regras sejam cumpridas. Além de facilitar o entendimento de quem vai tocar, suas cifras e tablaturas também serão aprovadas mais rapidamente. Dá uma olhada:
1) Nomes das músicas
- Regra Principal: Nos nomes das músicas, as iniciais de cada palavra são sempre maiúsculas (exceto artigos que continuam com as letras minúsculas, como aqui).
- Participação Especial: Nos nomes das músicas em inglês com participação de outros artistas, é usado “feat. ARTISTA” para especificar de quem é a participação especial.
Já nos nomes das músicas em português ou espanhol com participação de outros artistas, é usado “part. ARTISTA”, para fazer essa especificação
- Mais de 1 participação
Em casos em que a participação especial da música seja composta por 2 artistas, usamos o caractere "&" para separar os nomes.
Ex: Peaches (feat. Daniel Caesar & Giveon)
Se a participação for de vários artistas, usamos vírgulas nos primeiros nomes e no último inserimos a letra "e".
Ex: Música (part. Fulano, Ciclano e Beltrano)
Obs: Somente em outros idiomas, exceto o português, que utilizamos o “&” no lugar do “e” no último nome quando são vários artistas realizando a participação especial.
- Medley:
- Quando há uma mistura de músicas em uma mesma canção, especificamos essa característica no nome da música.
- Quando as músicas são em inglês, é usada uma barra separando os nomes de cada uma e, no final e entre parênteses é usado o termo “Medley”.
- Já quando as músicas são em português ou espanhol, a barra é usada da mesma forma e no fim insere-se o termo “Pot-Pourri”.
- Trilhas Sonoras:
- Quando a cifra enviada for a trilha sonora de um filme, série ou novela, o ideal é que seja adicionado o nome da música e, entre parênteses, o nome do filme, série ou novela.
- Música em outro idioma:
Em casos de músicas em outro idioma, é importante verificar se elas têm nomes diferentes para cada idioma.
Se esse for o caso, mantenha o nome no mesmo idioma da versão.
Exemplo: https://www.cifraclub.com.br/viva-a-vida-uma-festa/
- Recuerdame
- Lembre de Mim
- Remember Me
Caso o idioma da canção seja diferente, mas o título é o mesmo, pedimos para manter o nome da música original. Assim, você pode definir as outras cifras como versão e alterar o nome delas inserindo o idioma referente àquela versão.
2) Compositores:
Ao colocar o nome de um ou mais compositores das músicas, é preciso lembrar sempre das letras iniciais e maiúsculas. Além disso, caso haja mais de um compositor na mesma música, o padrão é sempre separar os nomes com barras, conforme exemplo abaixo.
3) Cifras
Agora em relação à estrutura das cifras em si, várias características devem ser observadas para facilitar a leitura e entendimento por quem toca. Vamos conferir esses padrões abaixo!
- Fonte
Envie as cifras sempre formatadas na fonte Roboto. Indicamos que use essa fonte desde o início do processo, antes de inserir os acordes, para evitar desconfigurações.
Caso altere a fonte apenas no fim do processo, toda formatação e disposição dos itens se altera, o que pode tornar a cifra incorreta.
- Colchetes
Para identificar cada parte da música, deverão ser inseridas essas identificações conforme nomenclatura abaixo e entre colchetes.
[Intro]
[Primeira Parte]
[Pré-Refrão]
[Refrão]
[Solo]
[Final] (usado apenas para os acordes finais)
[Refrão Final] (caso seja a parte final)
[Ponte]
- Espaço entre acordes
Para tornar os acordes mais visíveis, o ideal é sempre usar 2 espaços entre eles, conforme exemplo.
Quando houver mais de um acorde em uma palavra e ele não puder ser inserido em cima da vogal, é necessário usar o caractere underline (_) entre as sílabas para prolongar a palavra e, assim, adicionar os acordes.
Espaço entre partes
Para evidenciar as divisões das músicas, o ideal é inserir 1 espaço em branco após o final de cada parte e colocar mais 1 espaço em branco após a identificação da nova seção.
- Maiúsculas
A primeira letra de cada verso deverá ser sempre maiúscula.
- Posição dos acordes
Os acordes devem ser inseridos sempre acima das vogais das sílabas em que são tocados.
C9 D
Já doeu
Bm7 Em7
Mas hoje não dói mais
C9 D
Tanto fiz
Bm7 Em7
Que agora tanto faz
- Interlúdio/Passagem
Essas partes deverão estar sempre identificadas e entre parênteses. A inserção de 2 espaços entre cada acorde também é indicada.
- Repetições
Pedimos que as repetições de acordes sejam sempre escritas por extenso, evitando colocar números ou quantidade de vezes a ser tocada. Isso evita confusões e erros para quem está tocando.
4) Tablaturas
Assim como as cifras, as tablaturas também requerem alguns padrões a serem seguidos para facilitar o entendimento de todos!
Confira abaixo quais são eles!
- Sempre colocar o nome das cordas no início de cada tablatura;
- Não inserir tablaturas muito extensas na horizontal no máximo 52 caracteres);
- Siga um padrão de nomenclatura e formatação das tablaturas conforme esquema abaixo, inserindo os nomes pré definidos entre colchetes;
[Tab - Intro]
[Tab - Solo]
[Tab - Solo Intro]
[Tab - Solo Final]
[Tab - Riff]
[Tab - Riff 1]
[Tab - Frase]
[Tab - Frase 1]
[Dedilhado - Primeira Estrofe]
[Dedilhado - Primeira Parte]
[Dedilhado - Refrão]
[Dedilhado - Pré-Refrão]
[Dedilhado - Final]
- Identifique as partes das tablaturas
Parte 1 de 3
Parte 2 de 3
Parte 3 de 3
Exemplos:
https://www.cifraclub.com.br/ed-sheeran/perfect/
https://www.cifraclub.com.br/felipe-araujo/atrasadinha-part-ferrugem/
Este é outro exemplo de cifra completa e padronizada: https://www.cifraclub.com.br/ze-neto-cristiano/notificacao-preferida/
Se após esse guia você ainda tiver dúvidas, entre em contato para obter ajuda.