Neste artigo, vamos apresentar o padrão de cifragem utilizado por nossa equipe de música, destacando as diferenças e semelhanças em relação a outros padrões encontrados em diversos livros de teoria musical e sites de cifras. Assim, você vai entender a nossa forma de escrita e identificar com facilidade o significado de algum acorde que, por acaso, não conheça.

Atualmente, na teoria musical usamos três sistemas de cifragem: a cifra gradual, a cifra funcional e a cifra cordal. A cifra cordal é o sistema de notação que busca representar os sons que formam determinado acorde, sendo o foco deste artigo. Dentro do sistema cordal, não existe um padrão universal de escrita, mas sim variações. O padrão mais conhecido e utilizado na música popular é o americano (ou anglo-saxão), e sua principal característica é o uso de letras para representar as notas musicais:

Aqui estão alguns exemplos de acordes utilizando esse padrão: Cm7, Dm, E5 e A7(9). Além desse, também temos o padrão latino, cuja principal diferença é o uso da solmização para nomear as notas:

Aqui estão alguns exemplos de acordes utilizando o padrão latino: m7, m, Mi5 e 7(9). No padrão do Cifra Club, adotamos uma escrita semelhante ao padrão americano, mas com algumas diferenças nos demais símbolos usados para identificar os acordes.

Abaixo, apresentamos diversos acordes cifrados no nosso padrão, acompanhados das diferentes possibilidades de cifragem do padrão americano, utilizando a nota Dó como fundamental:

Tríades

Cifra Club

Cifragem americana

Maior

F - 3M - 5J

C

C

Menor

F - 3m - 5J

Cm

Cm

C-

Cmin

Aumentada

F - 3M - 5aum

C5+

Caug

C5+

C(#5)

C+

Diminuta

F - 3m - 5dim

Cm5-

Cm(5-)

Cm(b5)

Cdim


Tétrades

Cifra Club

Cifragem americana

Maior com 7m

F - 3M - 5J - 7m

C7

C7

Cdom7

Maior com 7M

F - 3M - 5J - 7M

C7M

Cmaj7

Cma7

CΔ7

Menor com 7m

F - 3m - 5J - 7m

Cm7

Cm7

Cmin7

C-7

Menor com 7M

F - 3m - 5J - 7M

Cm7M

Cm(7M)

Cm(maj7)

CmΔ7

Meio diminuto

F - 3m - 5dim - 7m

Cm7(5-)

Cm7(b5)

Diminuta com 7dim

F - 3m - 5dim - 7dim

Cº7

Cdim7

Aumentado com 7M

F - 3M - 5aum - 7M

C7M(5+)

Caug(maj7)

Cmaj7(#5)

CaugΔ7

CΔ7(#5)

Aumentado com 7m

F - 3M - 5aum - 7m

C7(5+)

C7(#5)

Caug7


Acordes suspensos

Cifra Club

Cifragem americana

Suspenso com 2M

F - 2M - 5J

C2

Csus2

C(sus2)

Suspenso com 4J

F - 4J - 5J

C4

C4

Csus

Csus4

C(sus4)

Suspenso com 2m

F - 2m - 5J

C2-

Csus(b2)

Suspenso com 4aum

F - 4aum - 5J

C4+

Csus(#4)



Power chords

Cifra Club

Cifragem americana

Acorde sem terça com quinta justa

F - 5J - 8J

C5

C5

Acorde sem terça com nona adicionada

F - 5J - 9M

C5(9)

-


O acorde C5(9) é equivalente a um acorde suspenso com segunda (C2). Utilizamos essa cifragem para especificar um shape de acorde que segue a sequência F - 5J - 9, semelhante a um power chord com a adição da nona.


Acordes suspensos com sétima

Cifra Club

Cifragem americana

Suspenso com 2M e 7m

F - 2M - 5J - 7m

C7(2)

C7sus2

Csus2(dom7)

Suspenso com 4J e 7m

F - 4J - 5J - 7m

C7(4)

C7sus

C7sus4

Csus4(dom7)


Suspenso com 2m e 7m

F - 2m - 5J - 7m

C7(2-)

C7sus(b2)

Csusb9

C7b9(no3)

C7omit3(b9)

Suspenso com 4aum e 7m

F - 4aum - 5J - 7m

C7(4+)

C7sus(#4)

Csus#11

C7#11(no3)

Comit3(#11)

Suspenso com 2M e 7M

F - 2M - 5J - 7M

C7M(2)

Cmaj7(sus2)

Cmaj9(no3)

Cmaj9(omit3)

Suspenso com 4J e 7M
F - 4J - 5J - 7M

C7M(4)

Cmaj7(sus4)

Cmaj11(no3)

Cmaj11(omit3)

Suspenso com 2m e 7M

F - 2m - 5J - 7M

C7M(2-)

Cmaj7sus(b2)

Csus(b2)Δ7

Csus(b2)maj7

Suspenso com 4aum e 7M

F - 4aum - 5J - 7M

C7M(4+)

Cmaj7sus(#4)

Csus(#4)Δ7

Csus(#4)maj7



Tríades com notas adicionadas (sexta)

Cifra Club

Cifragem americana

Maior com 6M

F - 3M - 5J - 6M

C6

C6


Menor com 6M

F - 3m - 5J - 6M

Cm6

Cm6

C-6

Cmin6

Aumentada com 6M

F - 3M - 5aum - 6M

C5+(6)

C+6

Caug6

C6(#5)

Maior com 6m

F - 3M - 5J - 6m

C6-

C(b6)

Menor com 6m

F - 3m - 5J - 6m

Cm6-

Cm(b6)

Diminuta com 6m

F - 3m - 5dim - 6m

Cm5-(6-)

Cm(b5,b6)


Os acordes X6-, Xm6- e Xm5-(6-) correspondem, respectivamente, aos acordes X7M(5+), X7M e X7 em primeira inversão. Por isso, é mais comum que sejam cifrados como o acorde invertido. Por exemplo:


  • C6- = Ab7M(5+)/C 

  • Cm6- = Ab7M/C

  • Cm5-(6-) = Ab7/C

 

Tríades com notas adicionadas (nona)

Cifra Club

Cifragem americana

Maior com 9M

F - 3M - 5J - 9M

C9

Cadd9

Cadd2

Menor com 9M

F - 3m - 5J - 9M

Cm9

Cm(add9)

Cm(add2)

Aumentada com 9M

F - 3M - 5aum - 9M

C5+(9)

C+add9

Caug(add9)

Diminuta com 9M

F - 3m - 5dim - 9M

Cm5-(9)

C°add9

Cdim(add9)

Maior com 9m

F - 3M - 5J - 9m

C9-

Cadd(b9)

Menor com 9m

F - 3m - 5J - 9m

Cm9-

Cm(addb9)

Aumentada com 9m

F - 3M - 5aum - 9m

C5+(9-)

C+(addb9)

Caug(addb9)

Diminuta com 9m

F - 3m - 5dim - 9m

Cm5-(9-)

Cdim(addb9)

Cº(addb9)


Tríades com notas adicionadas (décima primeira)

Cifra Club

Cifragem americana

Maior com 11J

F - 3M - 5J - 11J

C11

Cadd11

Menor com 11J

F - 3m - 5J - 11J

Cm11

Cm(add11)

Aumentada com 11J

F - 3M - 5aum - 11J

C5+(11)

C+(add11)

Caug(add11)

Diminuta com 11J

F - 3m - 5dim - 11J

Cm5-(11)

Cdim(add11)

Cº(add11)

Maior com 11aum

F - 3M - 5J - 11aum

C11+

Cadd#11


Menor com 11aum

F - 3m - 5J - 11aum

Cm11+

Cm(add#11)

Aumentada com 11aum

F - 3M - 5aum - 11aum

C5+(11+)

C+(add#11)

Caug(add#11)


Menor com 11dim

F - 3m - 5J - 11dim

Cm11-

Cm(addb11)

Diminuta com 11dim

F - 3m - 5dim - 11dim

Cm5-(11-)

Cdim(addb11)

Cº(addb11)


Acordes suspensos com notas adicionadas

Cifra Club

Cifragem americana

Suspenso com 2M e 6M

F - 2M - 5J - 6M

C2(6)

C6sus2

Suspenso com 4J e 6M

F - 4J - 5J - 6M

C4(6)

C6sus4

Suspenso com 2M e 6m

F - 2M - 5J - 6m

C2(6-)

Csus2(b6)

Suspenso com 4J e 6m

F - 4J - 5J - 6m

C4(6-)

Csus4(b6)

Suspenso com 2m e 6m

F - 2m - 5J - 6m

C2-(6-)

Csusb2(b6)

Suspenso com 4aum e 6m

F - 4aum - 5J - 6m

C4+(6-)

Csus#4(b6)

Suspenso com 2m e 6M

F - 2m - 5J - 6M

C2-(6)

C6susb2

Suspenso com 4aum e 6M    

F - 4aum - 5J - 6M

C4+(6)

C6sus#4

Suspenso com 4J e 9M

F - 4J - 5J - 9M

C4(9)

Cadd9(sus4)

Suspenso com 4aum e 9M

F - 4aum - 5J - 9M

C4+(9)

Cadd9(sus#4)

Suspenso com 4J e 9m

F - 4J - 5J - 9m

C4(9-)

Caddb9(sus4)

Suspenso com 4aum e 9m

F - 4J - 5J - 9m

C4+(9-)

Caddb9(sus#4)

Suspenso com 2M e 11J

F - 2M - 5J - 11J

C2(11)

Csus2(add11)

Suspenso com 2m e 11J

F - 2m - 5J - 11J

C2-(11)

Csusb2(add11)

Suspenso com 2M e 11aum 

F - 2M - 5J - 11aum    

C2(11+)

Csus2(add#11)

Suspenso com 2m e 11aum

F - 2m - 5J - 11aum

C2-(11+)

Csusb2(add#11)


Acordes suspensos de 2ª com 11ª soam idênticos aos de 4ª com 9ª. Nesses casos, é mais comum usar a segunda nomenclatura – acorde de 4ª com 9ª (X4(9)) –, pois é a mais conhecida.


Em resumo, nos acordes suspensos, a 2ª se transforma conforme os intervalos presentes:


  • Quando o acorde possui 4ª a 2ª se transforma em 9ª.

  • Se não contém a 4ª, permanece como 2ª.

  • Caso tenha a 3ª, o acorde deixa de ser “sus”. Nesse caso, a segunda passa a ser 9ª e a 4ª, caso esteja no acorde, é chamada de 11ª.


As notas adicionadas (6ª, 9ª ou 11ª) podem aparecer combinadas, resultando em mais de um número na cifra. Esses números devem ser apresentados em ordem crescente, sendo preciso respeitar o uso de sinais de menos (-) ou mais (+) para indicar alterações intervalares.


O primeiro número deve ficar à direita da cifra, e os números seguintes devem ser colocados entre parênteses. Caso haja mais de um número, eles devem ser incluídos dentro do parêntese, também em ordem crescente, separados por barra. Ex.: C6(9/11+).


Extensões nas tétrades (nona)

Cifra Club

Cifragem americana

Maior com 7m e 9M

F - 3M - 5J - 7 - 9M

C7(9)

C7(9)

C9

Cdom9

Maior com 7M e 9M

F - 3M - 5J - 7M - 9M

C7M(9)

Cmaj7(9)

Cma9

Cmaj9

CΔ9

Menor com 7m e 9M

F - 3m - 5J - 7m - 9M

Cm7(9)

Cm7(9)

Cm9

C-9

Cmin9

Menor com 7M e 9M    

F - 3m - 5J - 7M - 9M

Cm7M(9)

Cm(maj9)

Cm(maj7)(9)

CmΔ9

Meio diminuto e 9M

F - 3m - 5dim - 7m - 9M

Cm7(5-/9)

Cm9b5

Cm7b5(9)

Cø9

Diminuto e 9M    

F - 3m - 5dim - 7dim - 9M

Cº9

Cº9

Cdim7(9)

Aumentado com 7M e 9M

F - 3M - 5aum - 7M - 9M

C7M(5+/9)

Caug(maj9)

Caug(maj7)(9)

CaugΔ9

Aumentado com 7m e 9M

F - 3M - 5aum - 7m - 9M

C7(5+/9)

Caug9

Caug7(9)

Maior com 7m    e 9m

F - 3M - 5J - 7m - 9m

C7(9-)

C7(b9)

Cdom(b9)

Maior com 7M    e 9m

F - 3M - 5J - 7M - 9m    

C7M(9-)

Cmaj(b9)

Cma7(b9)

CΔb9

Menor com 7m e 9m

F - 3m - 5J - 7m - 9m

Cm7(9-)

Cm7(b9)

Cm(b9)

Cmin(b9)

C-(b9)

Menor com 7M e 9m

F - 3m - 5J - 7M - 9m

Cm7M(9-)

Cm(maj7b9)

CmΔb9

Meio diminuto    e 9m    

F - 3m - 5dim - 7m - 9m    

Cm7(5-/9-)

Cm7b5b9

Cøb9

Diminuto e 9m    

F - 3m - 5dim - 7dim - 9m

Cº9-

Cºb9

Cdim7(b9)

Aumentado com 7M e 9m

F - 3M - 5aum - 7M - 9m    

C7M(5+/9-)

Caug(maj7b9)

CaugΔb9

Aumentado com 7m e 9m

F - 3M - 5aum - 7m - 9m

C7(5+/9-)

Caug(b9)

Caug7(b9)

Maior com 7m    e 9aum

F - 3M - 5J - 7m - 9aum

C7(9+)

Caug#9

Caug7(#9)


Maior com 7M    e 9aum

F - 3M - 5J - 7M - 9aum

C7M(9+)

Cmaj7(#9)

Cmaj#9

Aumentado com 7M e 9aum

F - 3M - 5aum - 7M - 9aum    

C7M(5+/9+)

Caug(maj#9)

Caug(maj7#9)

Aumentado com 7m e 9aum

F - 3M - 5aum - 7m - 9aum

C7(5+/9+)

Caug#9

Caug7(#9)


Extensões nas tétrades (décima primeira)

Cifra Club

Cifragem americana

Maior com 7m    e 11J    

F - 3M - 5J - 7 - 11J

C7(11)

C11

Cdom11

Maior com 7M e 11J

F - 3M - 5J - 7M - 11J

C7M(11)

Cmaj11

CΔ11

Cmaj7(11)

Menor com 7m e 11J

F - 3m - 5J - 7m - 11J

Cm7(11)

Cm7(11)

Cm11

C-11

Cmin11

Menor com 7M e 11J    

F - 3m - 5J - 7M - 11J

Cm7M(11)

Cm7M(11)

Cm(maj11)

CmΔ11

Meio diminuto e 11J

F - 3m - 5dim - 7m - 11J

Cm7(5-/11)

Cm11b5

Cø11

Diminuto e 11J

F - 3m - 5dim - 7dim - 11J

Cº11

Cº11

Cdim11

Cdim7(11)

Aumentado com 7M e 11J

F - 3M - 5aum - 7M - 11J

C7M(5+/11)

Caug(maj11)

Caug(maj7)(11)

CaugΔ11

Aumentado com 7m e 11J

F - 3M - 5aum - 7m - 11J

C7(5+/11)

Caug11

Caug7(11)

Maior com 7m    e 11aum

F - 3M - 5J - 7m - 11aum

C7(11+)

C7(11+)

C7(#11)

C#11

Maior com 7M    e 11aum

F - 3M - 5J - 7M - 11aum

C7M(11+)

Cmaj7(11+)

Cmaj7(#11)

Cmaj#11

Menor com 7m e 11aum

F - 3m - 5J - 7m - 11aum

Cm7(11+)

Cm7(11+)

Cm7(#11)

Cm#11

Menor com 7M e 11aum

F - 3m - 5J - 7M - 11aum

Cm7M(11+)

Cm(maj7)(11+)

Cm(maj7)(#11)

Cm(maj#11)

Aumentado com 7M e 11aum

F - 3M - 5aum - 7M - 11aum

C7M(5+/11+)

Caug(maj#11)

Caug(maj7#11)

Aumentado com 7m e 11aum

F - 3M - 5aum - 7m - 11aum

C7(5+/11+)

Caug7(#11)

Caug#11

Menor com 7m e 11dim

F - 3m - 5J - 7m - 11dim

Cm7(11-)

Cm7(b11)

Cmb11

C-(b11)

Cmin(b11)

Menor com 7M e 11dim

F - 3m - 5J - 7M - 11dim

Cm7M(11-)

Cm7M(b11)

Cm(majb11)

CmΔ(b11)

Meio diminuto e 11dim

F - 3m - 5dim - 7m - 11dim

Cm7(5-/11-)

Cmb11b5

Cøb11

Diminuto e 11dim

F - 3m - 5dim - 7dim - 11dim

Cº11-

Cºb11

Cdim(b11)

Cdim7(b11)


Extensões nas tétrades (décima terceira)

Cifra Club

Cifragem americana

Maior com 7m    e 13M    

F - 3M - 5J - 7 - 13M

C7(13)

C7(13)

C13

Cdom13

Maior com 7M e 13M

F - 3M - 5J - 7M - 13M

C7M(13)

Cmaj13

CΔ13

Cmaj7(13)

Menor com 7m e 13M

F - 3m - 5J - 7m - 13M

Cm7(13)

Cm7(13)

Cm13

C-13

Cmin13

Menor com 7M e 13M    

F - 3m - 5J - 7M - 13M

Cm7M(13)

Cm7M(13)

Cm(maj13)

CmΔ13

Meio diminuto e 13M

F - 3m - 5dim - 7m - 13M

Cm7(5-/13)

Cm13b5

Cø13

Diminuto e 13M

F - 3m - 5dim - 7dim - 13M

Cº13

Cº13

Cdim13

Cdim7(13)

Aumentado com 7M e 13M

F - 3M - 5aum - 7M - 13M

C7M(5+/13)

Caug(maj13)

Caug(maj7)(13)

CaugΔ13

Aumentado com 7m e 13M

F - 3M - 5aum - 7m - 13M

C7(5+/13)

Caug13

Caug7(13)

Maior com 7m    e 13m    

F - 3M - 5J - 7 - 13m

C7(13-)

C7(b13)

C(b13)

Cdom7(b13)

Maior com 7M e 13m

F - 3M - 5J - 7M - 13m

C7M(13-)

Cmajb13

CΔb13

Cmaj7(b13)

Menor com 7m e 13m

F - 3m - 5J - 7m - 13m

Cm7(13-)

Cm7(b13)

Cm(b13)

C-(b13)

Cmin(b13)

Menor com 7M e 13m    

F - 3m - 5J - 7M - 13m

Cm7M(13-)

Cm7M(b13)

Cm(majb13)

CmΔb13

Meio diminuto e 11m

F - 3m - 5dim - 7m - 13m

Cm7(5-/13-)

Cmb13b5

Cøb13

Diminuto e 13m

F - 3m - 5dim - 7dim - 13m

Cº13-

Cºb13

Cdimb13

Cdim7(b13)



As extensões (9, 11 ou 13) podem ser combinadas, resultando em diferentes números na cifra. Eles devem ser apresentados em ordem crescente, respeitando os sinais menos (-) ou mais (+) para indicar alterações intervalares. As extensões devem ser colocadas entre parênteses e separadas por barras (/). Exemplo: C7(9/11+/13-).

Na cifragem americana, é comum que apenas a indicação da extensão implique outras notas do acorde, como as sétimas. Assim, existe uma hierarquia: a presença da 13ª na cifra pode sugerir outros intervalos maiores e justos. Por exemplo:

C13 pode ser interpretado como C7(9/11/13), enquanto Cmaj13 equivale a C7M(9/11/13). Já acordes com alterações diferentes de intervalos maiores e justos recebem indicações específicas, como em C13(b9) que corresponde a C7(9-/13).

Extensões nos acordes sus7

Cifra Club

Cifragem americana

Suspenso com 7m,  4J e 9M

F - 4J - 5J - 7m - 9M

C7(4/9)

C9sus4

C7(9)sus4

Csus4(9)

Suspenso com 7m, 4J e 9m    

F - 4J - 5J - 7m - 9m

C7(4/9-)

C7(b9)sus4

Csus4(b9)

Suspenso com 7m, 4aum e 9M

F - 4aum - 5J - 7m - 9M

C7(4+/9)

C7(9)sus#4

Csus#4(9)

Suspenso com 7m, 4aum e 9m

F - 4aum - 5J - 7m - 9m

C7(4+/9-)

C7(b9)sus#4

Csus#4(b9)

Suspenso com 7m, 2M e 11J

F - 2M - 5J - 7m - 11J

C7(2/11)

C11sus2

C7(11)sus2

Csus2(11)

Suspenso com 7m, 2m e 11J

F - 2m - 5J - 7m - 11J

C7(2-/11)

C11susb2

C7(11)susb2

Csusb2(11)

Suspenso com 7m, 2m e 11aum

F - 2m - 5J - 7m - 11aum

C7(2-/11+)

C7(#11)susb2

Csusb2(#11)

Suspenso com 7m, 4J e 13M

F - 4J - 5J - 7m - 13M

C7(4/13)

C13sus4

C7(13)sus4

Csus4(13)

Suspenso com 7m, 2M e 13M

F - 2M - 5J - 7m - 13M

C7(2/13)

C13sus2

C7(13)sus2

Csus2(13)

Suspenso com 7m, 4J e 13m

F - 4J - 5J - 7m - 13m

C7(4/13-)

C7(b13)sus4

Csus4(b13)

Suspenso com 7m, 2M e 13m

F - 2M - 5J - 7m - 13m

C7(2/13-)

C7(b13)sus2

Csus2(b13)

Suspenso com 7m, 2m e 13M

F - 2m - 5J - 7m - 13M

C7(2-/13)

C13susb2

C7(13)susb2

Csusb2(13)

Suspenso com 7m, 4aum e 13M

F - 4aum - 5J - 7m - 13M

C7(4+/13)

C13sus#4

C7(13)sus#4

Csus#4(13)

Suspenso com 7m, 2m e 13m

F - 2m - 5J - 7m - 13m

C7(2-/13-)

C7(b13)susb2

Csusb2(b13)

Suspenso com 7m, 4aum e 13m

F - 4aum - 5J - 7m - 13m

C7(4+/13-)

C7(b13)sus#4

Csus#4(b13)


Os acordes sus que combinam 4 e 9 ou 2 e 11 (e suas respectivas alterações) resultam em acordes idênticos. O mais comum é optar por representá-los com os números 4 e 9.