Neste artigo, vamos apresentar o padrão de cifragem utilizado por nossa equipe de música, destacando as diferenças e semelhanças em relação a outros padrões encontrados em diversos livros de teoria musical e sites de cifras. Assim, você vai entender a nossa forma de escrita e identificar com facilidade o significado de algum acorde que, por acaso, não conheça.
Atualmente, na teoria musical usamos três sistemas de cifragem: a cifra gradual, a cifra funcional e a cifra cordal. A cifra cordal é o sistema de notação que busca representar os sons que formam determinado acorde, sendo o foco deste artigo. Dentro do sistema cordal, não existe um padrão universal de escrita, mas sim variações. O padrão mais conhecido e utilizado na música popular é o americano (ou anglo-saxão), e sua principal característica é o uso de letras para representar as notas musicais:

Aqui estão alguns exemplos de acordes utilizando esse padrão: Cm7, Dm, E5 e A7(9). Além desse, também temos o padrão latino, cuja principal diferença é o uso da solmização para nomear as notas:

Aqui estão alguns exemplos de acordes utilizando o padrão latino: Dóm7, Rém, Mi5 e Lá7(9). No padrão do Cifra Club, adotamos uma escrita semelhante ao padrão americano, mas com algumas diferenças nos demais símbolos usados para identificar os acordes.
Abaixo, apresentamos diversos acordes cifrados no nosso padrão, acompanhados das diferentes possibilidades de cifragem do padrão americano, utilizando a nota Dó como fundamental:
Tríades | Cifra Club | Cifragem americana |
Maior F - 3M - 5J | C | C |
Menor F - 3m - 5J | Cm | Cm C- Cmin |
Aumentada F - 3M - 5aum | C5+ | Caug C5+ C(#5) C+ |
Diminuta F - 3m - 5dim | Cm5- | Cm(5-) Cm(b5) C° Cdim |
Tétrades | Cifra Club | Cifragem americana |
Maior com 7m F - 3M - 5J - 7m | C7 | C7 Cdom7 |
Maior com 7M F - 3M - 5J - 7M | C7M | Cmaj7 Cma7 CΔ CΔ7 |
Menor com 7m F - 3m - 5J - 7m | Cm7 | Cm7 Cmin7 C-7 |
Menor com 7M F - 3m - 5J - 7M | Cm7M | Cm(7M) Cm(maj7) CmΔ7 |
Meio diminuto F - 3m - 5dim - 7m | Cm7(5-) | Cø Cm7(b5) |
Diminuta com 7dim F - 3m - 5dim - 7dim | Cº | Cº Cº7 Cdim7 |
Aumentado com 7M F - 3M - 5aum - 7M | C7M(5+) | Caug(maj7) Cmaj7(#5) CaugΔ7 CΔ7(#5) |
Aumentado com 7m F - 3M - 5aum - 7m | C7(5+) | C7(#5) Caug7 |
Acordes suspensos | Cifra Club | Cifragem americana |
Suspenso com 2M F - 2M - 5J | C2 | Csus2 C(sus2) |
Suspenso com 4J F - 4J - 5J | C4 | C4 Csus Csus4 C(sus4) |
Suspenso com 2m F - 2m - 5J | C2- | Csus(b2) |
Suspenso com 4aum F - 4aum - 5J | C4+ | Csus(#4) |
Power chords | Cifra Club | Cifragem americana |
Acorde sem terça com quinta justa F - 5J - 8J | C5 | C5 |
Acorde sem terça com nona adicionada F - 5J - 9M | C5(9) | - |
O acorde C5(9) é equivalente a um acorde suspenso com segunda (C2). Utilizamos essa cifragem para especificar um shape de acorde que segue a sequência F - 5J - 9, semelhante a um power chord com a adição da nona.
Acordes suspensos com sétima | Cifra Club | Cifragem americana |
Suspenso com 2M e 7m F - 2M - 5J - 7m | C7(2) | C7sus2 Csus2(dom7) |
Suspenso com 4J e 7m F - 4J - 5J - 7m | C7(4) | C7sus C7sus4 Csus4(dom7)
|
Suspenso com 2m e 7m F - 2m - 5J - 7m | C7(2-) | C7sus(b2) Csusb9 C7b9(no3) C7omit3(b9) |
Suspenso com 4aum e 7m F - 4aum - 5J - 7m | C7(4+) | C7sus(#4) Csus#11 C7#11(no3) Comit3(#11) |
Suspenso com 2M e 7M F - 2M - 5J - 7M | C7M(2) | Cmaj7(sus2) Cmaj9(no3) Cmaj9(omit3) |
Suspenso com 4J e 7M F - 4J - 5J - 7M | C7M(4) | Cmaj7(sus4) Cmaj11(no3) Cmaj11(omit3) |
Suspenso com 2m e 7M F - 2m - 5J - 7M | C7M(2-) | Cmaj7sus(b2) Csus(b2)Δ7 Csus(b2)maj7 |
Suspenso com 4aum e 7M F - 4aum - 5J - 7M | C7M(4+) | Cmaj7sus(#4) Csus(#4)Δ7 Csus(#4)maj7
|
Tríades com notas adicionadas (sexta) | Cifra Club | Cifragem americana |
Maior com 6M F - 3M - 5J - 6M | C6 | C6
|
Menor com 6M F - 3m - 5J - 6M | Cm6 | Cm6 C-6 Cmin6 |
Aumentada com 6M F - 3M - 5aum - 6M | C5+(6) | C+6 Caug6 C6(#5) |
Maior com 6m F - 3M - 5J - 6m | C6- | C(b6) |
Menor com 6m F - 3m - 5J - 6m | Cm6- | Cm(b6) |
Diminuta com 6m F - 3m - 5dim - 6m | Cm5-(6-) | Cm(b5,b6) |
Os acordes X6-, Xm6- e Xm5-(6-) correspondem, respectivamente, aos acordes X7M(5+), X7M e X7 em primeira inversão. Por isso, é mais comum que sejam cifrados como o acorde invertido. Por exemplo:
C6- = Ab7M(5+)/C
Cm6- = Ab7M/C
Cm5-(6-) = Ab7/C
Tríades com notas adicionadas (nona) | Cifra Club | Cifragem americana |
Maior com 9M F - 3M - 5J - 9M | C9 | Cadd9 Cadd2 |
Menor com 9M F - 3m - 5J - 9M | Cm9 | Cm(add9) Cm(add2) |
Aumentada com 9M F - 3M - 5aum - 9M | C5+(9) | C+add9 Caug(add9) |
Diminuta com 9M F - 3m - 5dim - 9M | Cm5-(9) | C°add9 Cdim(add9) |
Maior com 9m F - 3M - 5J - 9m | C9- | Cadd(b9) |
Menor com 9m F - 3m - 5J - 9m | Cm9- | Cm(addb9) |
Aumentada com 9m F - 3M - 5aum - 9m | C5+(9-) | C+(addb9) Caug(addb9) |
Diminuta com 9m F - 3m - 5dim - 9m | Cm5-(9-) | Cdim(addb9) Cº(addb9) |
Tríades com notas adicionadas (décima primeira) | Cifra Club | Cifragem americana |
Maior com 11J F - 3M - 5J - 11J | C11 | Cadd11 |
Menor com 11J F - 3m - 5J - 11J | Cm11 | Cm(add11) |
Aumentada com 11J F - 3M - 5aum - 11J | C5+(11) | C+(add11) Caug(add11) |
Diminuta com 11J F - 3m - 5dim - 11J | Cm5-(11) | Cdim(add11) Cº(add11) |
Maior com 11aum F - 3M - 5J - 11aum | C11+ | Cadd#11
|
Menor com 11aum F - 3m - 5J - 11aum | Cm11+ | Cm(add#11) |
Aumentada com 11aum F - 3M - 5aum - 11aum | C5+(11+) | C+(add#11) Caug(add#11)
|
Menor com 11dim F - 3m - 5J - 11dim | Cm11- | Cm(addb11) |
Diminuta com 11dim F - 3m - 5dim - 11dim | Cm5-(11-) | Cdim(addb11) Cº(addb11) |
Acordes suspensos com notas adicionadas | Cifra Club | Cifragem americana |
Suspenso com 2M e 6M F - 2M - 5J - 6M | C2(6) | C6sus2 |
Suspenso com 4J e 6M F - 4J - 5J - 6M | C4(6) | C6sus4 |
Suspenso com 2M e 6m F - 2M - 5J - 6m | C2(6-) | Csus2(b6) |
Suspenso com 4J e 6m F - 4J - 5J - 6m | C4(6-) | Csus4(b6) |
Suspenso com 2m e 6m F - 2m - 5J - 6m | C2-(6-) | Csusb2(b6) |
Suspenso com 4aum e 6m F - 4aum - 5J - 6m | C4+(6-) | Csus#4(b6) |
Suspenso com 2m e 6M F - 2m - 5J - 6M | C2-(6) | C6susb2 |
Suspenso com 4aum e 6M F - 4aum - 5J - 6M | C4+(6) | C6sus#4 |
Suspenso com 4J e 9M F - 4J - 5J - 9M | C4(9) | Cadd9(sus4) |
Suspenso com 4aum e 9M F - 4aum - 5J - 9M | C4+(9) | Cadd9(sus#4) |
Suspenso com 4J e 9m F - 4J - 5J - 9m | C4(9-) | Caddb9(sus4) |
Suspenso com 4aum e 9m F - 4J - 5J - 9m | C4+(9-) | Caddb9(sus#4) |
Suspenso com 2M e 11J F - 2M - 5J - 11J | C2(11) | Csus2(add11) |
Suspenso com 2m e 11J F - 2m - 5J - 11J | C2-(11) | Csusb2(add11) |
Suspenso com 2M e 11aum F - 2M - 5J - 11aum | C2(11+) | Csus2(add#11) |
Suspenso com 2m e 11aum F - 2m - 5J - 11aum | C2-(11+) | Csusb2(add#11) |
Acordes suspensos de 2ª com 11ª soam idênticos aos de 4ª com 9ª. Nesses casos, é mais comum usar a segunda nomenclatura – acorde de 4ª com 9ª (X4(9)) –, pois é a mais conhecida.
Em resumo, nos acordes suspensos, a 2ª se transforma conforme os intervalos presentes:
Quando o acorde possui 4ª a 2ª se transforma em 9ª.
Se não contém a 4ª, permanece como 2ª.
Caso tenha a 3ª, o acorde deixa de ser “sus”. Nesse caso, a segunda passa a ser 9ª e a 4ª, caso esteja no acorde, é chamada de 11ª.
As notas adicionadas (6ª, 9ª ou 11ª) podem aparecer combinadas, resultando em mais de um número na cifra. Esses números devem ser apresentados em ordem crescente, sendo preciso respeitar o uso de sinais de menos (-) ou mais (+) para indicar alterações intervalares.
O primeiro número deve ficar à direita da cifra, e os números seguintes devem ser colocados entre parênteses. Caso haja mais de um número, eles devem ser incluídos dentro do parêntese, também em ordem crescente, separados por barra. Ex.: C6(9/11+).
Extensões nas tétrades (nona) | Cifra Club | Cifragem americana |
Maior com 7m e 9M F - 3M - 5J - 7 - 9M | C7(9) | C7(9) C9 Cdom9 |
Maior com 7M e 9M F - 3M - 5J - 7M - 9M | C7M(9) | Cmaj7(9) Cma9 Cmaj9 CΔ9 |
Menor com 7m e 9M F - 3m - 5J - 7m - 9M | Cm7(9) | Cm7(9) Cm9 C-9 Cmin9 |
Menor com 7M e 9M F - 3m - 5J - 7M - 9M | Cm7M(9) | Cm(maj9) Cm(maj7)(9) CmΔ9 |
Meio diminuto e 9M F - 3m - 5dim - 7m - 9M | Cm7(5-/9) | Cm9b5 Cm7b5(9) Cø9 |
Diminuto e 9M F - 3m - 5dim - 7dim - 9M | Cº9 | Cº9 Cdim7(9) |
Aumentado com 7M e 9M F - 3M - 5aum - 7M - 9M | C7M(5+/9) | Caug(maj9) Caug(maj7)(9) CaugΔ9 |
Aumentado com 7m e 9M F - 3M - 5aum - 7m - 9M | C7(5+/9) | Caug9 Caug7(9) |
Maior com 7m e 9m F - 3M - 5J - 7m - 9m | C7(9-) | C7(b9) Cdom(b9) |
Maior com 7M e 9m F - 3M - 5J - 7M - 9m | C7M(9-) | Cmaj(b9) Cma7(b9) CΔb9 |
Menor com 7m e 9m F - 3m - 5J - 7m - 9m | Cm7(9-) | Cm7(b9) Cm(b9) Cmin(b9) C-(b9) |
Menor com 7M e 9m F - 3m - 5J - 7M - 9m | Cm7M(9-) | Cm(maj7b9) CmΔb9 |
Meio diminuto e 9m F - 3m - 5dim - 7m - 9m | Cm7(5-/9-) | Cm7b5b9 Cøb9 |
Diminuto e 9m F - 3m - 5dim - 7dim - 9m | Cº9- | Cºb9 Cdim7(b9) |
Aumentado com 7M e 9m F - 3M - 5aum - 7M - 9m | C7M(5+/9-) | Caug(maj7b9) CaugΔb9 |
Aumentado com 7m e 9m F - 3M - 5aum - 7m - 9m | C7(5+/9-) | Caug(b9) Caug7(b9) |
Maior com 7m e 9aum F - 3M - 5J - 7m - 9aum | C7(9+) | Caug#9 Caug7(#9)
|
Maior com 7M e 9aum F - 3M - 5J - 7M - 9aum | C7M(9+) | Cmaj7(#9) Cmaj#9 |
Aumentado com 7M e 9aum F - 3M - 5aum - 7M - 9aum | C7M(5+/9+) | Caug(maj#9) Caug(maj7#9) |
Aumentado com 7m e 9aum F - 3M - 5aum - 7m - 9aum | C7(5+/9+) | Caug#9 Caug7(#9) |
Extensões nas tétrades (décima primeira) | Cifra Club | Cifragem americana |
Maior com 7m e 11J F - 3M - 5J - 7 - 11J | C7(11) | C11 Cdom11 |
Maior com 7M e 11J F - 3M - 5J - 7M - 11J | C7M(11) | Cmaj11 CΔ11 Cmaj7(11) |
Menor com 7m e 11J F - 3m - 5J - 7m - 11J | Cm7(11) | Cm7(11) Cm11 C-11 Cmin11 |
Menor com 7M e 11J F - 3m - 5J - 7M - 11J | Cm7M(11) | Cm7M(11) Cm(maj11) CmΔ11 |
Meio diminuto e 11J F - 3m - 5dim - 7m - 11J | Cm7(5-/11) | Cm11b5 Cø11 |
Diminuto e 11J F - 3m - 5dim - 7dim - 11J | Cº11 | Cº11 Cdim11 Cdim7(11) |
Aumentado com 7M e 11J F - 3M - 5aum - 7M - 11J | C7M(5+/11) | Caug(maj11) Caug(maj7)(11) CaugΔ11 |
Aumentado com 7m e 11J F - 3M - 5aum - 7m - 11J | C7(5+/11) | Caug11 Caug7(11) |
Maior com 7m e 11aum F - 3M - 5J - 7m - 11aum | C7(11+) | C7(11+) C7(#11) C#11 |
Maior com 7M e 11aum F - 3M - 5J - 7M - 11aum | C7M(11+) | Cmaj7(11+) Cmaj7(#11) Cmaj#11 |
Menor com 7m e 11aum F - 3m - 5J - 7m - 11aum | Cm7(11+) | Cm7(11+) Cm7(#11) Cm#11 |
Menor com 7M e 11aum F - 3m - 5J - 7M - 11aum | Cm7M(11+) | Cm(maj7)(11+) Cm(maj7)(#11) Cm(maj#11) |
Aumentado com 7M e 11aum F - 3M - 5aum - 7M - 11aum | C7M(5+/11+) | Caug(maj#11) Caug(maj7#11) |
Aumentado com 7m e 11aum F - 3M - 5aum - 7m - 11aum | C7(5+/11+) | Caug7(#11) Caug#11 |
Menor com 7m e 11dim F - 3m - 5J - 7m - 11dim | Cm7(11-) | Cm7(b11) Cmb11 C-(b11) Cmin(b11) |
Menor com 7M e 11dim F - 3m - 5J - 7M - 11dim | Cm7M(11-) | Cm7M(b11) Cm(majb11) CmΔ(b11) |
Meio diminuto e 11dim F - 3m - 5dim - 7m - 11dim | Cm7(5-/11-) | Cmb11b5 Cøb11 |
Diminuto e 11dim F - 3m - 5dim - 7dim - 11dim | Cº11- | Cºb11 Cdim(b11) Cdim7(b11) |
Extensões nas tétrades (décima terceira) | Cifra Club | Cifragem americana |
Maior com 7m e 13M F - 3M - 5J - 7 - 13M | C7(13) | C7(13) C13 Cdom13 |
Maior com 7M e 13M F - 3M - 5J - 7M - 13M | C7M(13) | Cmaj13 CΔ13 Cmaj7(13) |
Menor com 7m e 13M F - 3m - 5J - 7m - 13M | Cm7(13) | Cm7(13) Cm13 C-13 Cmin13 |
Menor com 7M e 13M F - 3m - 5J - 7M - 13M | Cm7M(13) | Cm7M(13) Cm(maj13) CmΔ13 |
Meio diminuto e 13M F - 3m - 5dim - 7m - 13M | Cm7(5-/13) | Cm13b5 Cø13 |
Diminuto e 13M F - 3m - 5dim - 7dim - 13M | Cº13 | Cº13 Cdim13 Cdim7(13) |
Aumentado com 7M e 13M F - 3M - 5aum - 7M - 13M | C7M(5+/13) | Caug(maj13) Caug(maj7)(13) CaugΔ13 |
Aumentado com 7m e 13M F - 3M - 5aum - 7m - 13M | C7(5+/13) | Caug13 Caug7(13) |
Maior com 7m e 13m F - 3M - 5J - 7 - 13m | C7(13-) | C7(b13) C(b13) Cdom7(b13) |
Maior com 7M e 13m F - 3M - 5J - 7M - 13m | C7M(13-) | Cmajb13 CΔb13 Cmaj7(b13) |
Menor com 7m e 13m F - 3m - 5J - 7m - 13m | Cm7(13-) | Cm7(b13) Cm(b13) C-(b13) Cmin(b13) |
Menor com 7M e 13m F - 3m - 5J - 7M - 13m | Cm7M(13-) | Cm7M(b13) Cm(majb13) CmΔb13 |
Meio diminuto e 11m F - 3m - 5dim - 7m - 13m | Cm7(5-/13-) | Cmb13b5 Cøb13 |
Diminuto e 13m F - 3m - 5dim - 7dim - 13m | Cº13- | Cºb13 Cdimb13 Cdim7(b13)
|
As extensões (9, 11 ou 13) podem ser combinadas, resultando em diferentes números na cifra. Eles devem ser apresentados em ordem crescente, respeitando os sinais menos (-) ou mais (+) para indicar alterações intervalares. As extensões devem ser colocadas entre parênteses e separadas por barras (/). Exemplo: C7(9/11+/13-).
Na cifragem americana, é comum que apenas a indicação da extensão implique outras notas do acorde, como as sétimas. Assim, existe uma hierarquia: a presença da 13ª na cifra pode sugerir outros intervalos maiores e justos. Por exemplo:
C13 pode ser interpretado como C7(9/11/13), enquanto Cmaj13 equivale a C7M(9/11/13). Já acordes com alterações diferentes de intervalos maiores e justos recebem indicações específicas, como em C13(b9) que corresponde a C7(9-/13).
Extensões nos acordes sus7 | Cifra Club | Cifragem americana |
Suspenso com 7m, 4J e 9M F - 4J - 5J - 7m - 9M | C7(4/9) | C9sus4 C7(9)sus4 Csus4(9) |
Suspenso com 7m, 4J e 9m F - 4J - 5J - 7m - 9m | C7(4/9-) | C7(b9)sus4 Csus4(b9) |
Suspenso com 7m, 4aum e 9M F - 4aum - 5J - 7m - 9M | C7(4+/9) | C7(9)sus#4 Csus#4(9) |
Suspenso com 7m, 4aum e 9m F - 4aum - 5J - 7m - 9m | C7(4+/9-) | C7(b9)sus#4 Csus#4(b9) |
Suspenso com 7m, 2M e 11J F - 2M - 5J - 7m - 11J | C7(2/11) | C11sus2 C7(11)sus2 Csus2(11) |
Suspenso com 7m, 2m e 11J F - 2m - 5J - 7m - 11J | C7(2-/11) | C11susb2 C7(11)susb2 Csusb2(11) |
Suspenso com 7m, 2m e 11aum F - 2m - 5J - 7m - 11aum | C7(2-/11+) | C7(#11)susb2 Csusb2(#11) |
Suspenso com 7m, 4J e 13M F - 4J - 5J - 7m - 13M | C7(4/13) | C13sus4 C7(13)sus4 Csus4(13) |
Suspenso com 7m, 2M e 13M F - 2M - 5J - 7m - 13M | C7(2/13) | C13sus2 C7(13)sus2 Csus2(13) |
Suspenso com 7m, 4J e 13m F - 4J - 5J - 7m - 13m | C7(4/13-) | C7(b13)sus4 Csus4(b13) |
Suspenso com 7m, 2M e 13m F - 2M - 5J - 7m - 13m | C7(2/13-) | C7(b13)sus2 Csus2(b13) |
Suspenso com 7m, 2m e 13M F - 2m - 5J - 7m - 13M | C7(2-/13) | C13susb2 C7(13)susb2 Csusb2(13) |
Suspenso com 7m, 4aum e 13M F - 4aum - 5J - 7m - 13M | C7(4+/13) | C13sus#4 C7(13)sus#4 Csus#4(13) |
Suspenso com 7m, 2m e 13m F - 2m - 5J - 7m - 13m | C7(2-/13-) | C7(b13)susb2 Csusb2(b13) |
Suspenso com 7m, 4aum e 13m F - 4aum - 5J - 7m - 13m | C7(4+/13-) | C7(b13)sus#4 Csus#4(b13) |
Os acordes sus que combinam 4 e 9 ou 2 e 11 (e suas respectivas alterações) resultam em acordes idênticos. O mais comum é optar por representá-los com os números 4 e 9.