Se você está aqui, já sabe que o Cifra Club é uma plataforma colaborativa, ou seja, a grande maioria das cifras e transcrições disponíveis no site foram enviadas pelos nossos usuários. Isso mesmo! Contamos com você e com nossa comunidade para oferecer conteúdos de uma infinidade de músicas para quem acessa a plataforma.
No entanto, enfrentamos um desafio: com tantas pessoas diferentes enviando conteúdos, como garantir que esses materiais disponibilizados estejam em excelente qualidade, com uma escrita que facilite a leitura e evite erros?
A primeira solução está no nosso time de moderação, formado por excelentes profissionais da música. Eles trabalham para garantir que todo o conteúdo enviado esteja o mais correto possível, analisando as cifras recebidas e corrigindo as já disponíveis. Atualmente, incluímos um selo de qualidade nas principais cifras acessadas na plataforma, indicando que aquele conteúdo foi revisado por um profissional.
A segunda solução está neste guia, que pretende te apresentar os padrões que nossa equipe utiliza. Embora não seja obrigatório seguir esse padrão ao enviar uma cifra, as dicas deste material vão te ajudar a escrever cifras, tablaturas e outras transcrições de alta qualidade, garantindo que os leitores compreendam facilmente seus conteúdos.
Índice
Nome das musicas
Padronizamos os nomes das músicas conforme foram divulgados pelos canais oficiais dos artistas. Por exemplo, todas as músicas do álbum HIT ME HARD AND SOFT, da cantora Billie Eilish, estão apresentadas nos streamings com o título inteiro em letras maiúsculas:
Já as músicas do Metallica, no álbum Master Of Puppets seguem um padrão mais conhecido:
Assim, basta escrever o título exatamente como ele foi disponibilizado nesses canais. Seguindo esse modelo, não tem erro!
Hinários
No caso de hinos religiosos que fazem parte de hinários, o título é padronizado com o acréscimo da numeração referente à música, ou seja, é necessário incluir o número do hino junto ao título. Veja um exemplo de como esse padrão é apresentado na Harpa Cristã, um hinário bastante conhecido entre as igrejas:
Vale lembrar que hinários diferentes podem conter o mesmo hino, mas com numerações distintas. Por isso, considere sempre a numeração do hinário que você está utilizando como referência.
Participação especial
Em músicas com participações especiais (feat.), é muito comum incluir o nome da música seguido do nome do artista convidado no título. Se a participação estiver no título da música nos canais oficiais do artista, escreva no mesmo padrão que foi divulgado.
No entanto, existem músicas em que a indicação de participação não está inclusa no título, mas em outros espaços para créditos.
Nesse caso, seguimos esses padrões:
- Português: utilizamos “Nome da Música" (part. NOME DO ARTISTA)” para indicar a colaboração.
Exemplo: Moleque (part. Marília Mendonça)
Se a participação for de vários artistas, usamos vírgulas entre os primeiros nomes e adicionamos "e" antes do último: Nome da Música (part. Artista 1, Artista 2 e Artista 3)
Exemplo: Modo Turbo (part. Pabllo Vittar e Anitta)
- Inglês: usamos “Nome da Música (feat. NOME DO ARTISTA)” para especificar quem é a participação especial.
Exemplo: Shallow (feat. Bradley Cooper)
Quando a participação inclui dois ou mais artistas, usamos vírgulas entre os primeiros nomes e o caractere "&" antes do último: Nome da Música (feat. Artista 1, Artista 2 & Artista 3)
Exemplo: Peaches (feat. Daniel Caesar & Giveon)
- Espanhol: utilizamos “Nome da Música (part. NOME DO ARTISTA)” para indicar a colaboração.
Exemplo: LA FAMA (part. The Weeknd)
Se a participação for de vários artistas, usamos vírgulas entre os primeiros nomes e adicionamos "y" antes do último: Nome da Música (part. Artista 1, Artista 2 y Artista 3)
Exemplo: Con Altura (part. Rosalía y El Guincho)
- Francês: utilizamos “Nome da Música (part. NOME DO ARTISTA)” para indicar a colaboração.
Exemplo: Mon soleil (part. Anitta)
Se a participação for de vários artistas, usamos vírgulas entre os primeiros nomes e adicionamos "et" antes do último: Nome da Música (part. Artista 1, Artista 2 et Artista 3)
Exemplo: Mi Gna (part. Super Sako et Hayko)
Em caso de outros idiomas, sugerimos utilizar a conjugação específica do idioma em questão.
Compositores
Ao inserir o nome de um ou mais compositores, é importante lembrar de usar sempre letras iniciais maiúsculas. Além disso, quando houver mais de um compositor na mesma música, separamos os nomes por barras. Entre cada nome de artista e a barra, acrescentamos um caractere de espaço, como no exemplo abaixo.
Cifras
Estruturamos as cifras com base em dois pontos: a organização das partes, para facilitar a leitura e compreensão, e a cifragem de acordes. Para saber mais sobre esse segundo ponto, clique aqui. A seguir, apresentamos o padrão de organização das partes:
Fonte
As cifras são formatadas em Roboto Mono, que é uma fonte monoespaçada, ou seja, todos os caracteres possuem o mesmo tamanho horizontal na página. É importante saber que alterar a fonte depois de já ter escrito toda a cifra pode mudar a formatação, a posição dos acordes, da letra ou da tablatura. Por isso, recomendamos usar essa fonte desde o início.
Partes da música
Para identificar cada parte da música, incluímos um título para o trecho entre colchetes. A seguir, estão alguns títulos que utilizamos. Repare no uso das letras maiúsculas nas iniciais de cada palavra e na abreviação de “Introdução” para “Intro”:
[Intro]
[Primeira Parte] (Ou outras partes da música: Ex. [Segunda Parte])
[Pré-Refrão]
[Refrão]
[Refrão Final] (Caso a parte final seja um refrão)
[Solo]
[Ponte]
[Interlúdio]
[Final] (Usado apenas para os acordes finais, sem letra)
[Riff]
[Dedilhado]
[Violão Solo]
[Violão Base]
Quando um refrão, solo ou outra parte da música se repete, usamos números após o título, dentro dos colchetes, para identificá-los. Exemplos: “[Refrão 1]”, “[Refrão 2]”, “[Solo 1]”, “[Solo 2]”, etc.
Posição dos acordes
Os acordes são posicionados acima da vogal da sílaba onde começam na música, nos espaços vazios antes ou depois das frases, ou entre palavras. É importante posicionar os acordes dessa forma para sabermos o momento certo em que eles devem ser tocados. Por exemplo:
Formatações em que os acordes ficam isolados longe da letra, juntos no início da frase ou de qualquer outra forma que dificulte a leitura são reprovadas pela moderação. Exemplo:
Espaço entre acordes
Para melhorar a visibilidade, quando uma sequência de acordes não acompanha uma letra, sempre adicionamos dois espaços entre eles, como no exemplo.
Quando o acorde é tocado antes ou depois de uma frase, ou até mesmo entre duas palavras, adicionamos dois espaços entre o acorde e a palavra mais próxima. Por exemplo:
Quando houver mais de um acorde em uma mesma palavra e ele não puder ser inserido acima da vogal, utiliza-se o caractere “underline” (_) entre as sílabas para organizar os acordes. É importante destacar que os underlines não indicam o prolongamento da palavra durante o canto, mas apenas servem para alinhar os acordes. Veja um exemplo a seguir:
Espaço entre partes
Para evidenciar as divisões de partes da música, incluímos um espaço em branco após o final de cada parte e mais um espaço em branco após a identificação da nova seção:
Formatação da letra
Sempre iniciamos cada verso com letra maiúscula:
Passagem
Quando há uma sequência de acordes usados como passagem entre duas partes da música, colocamos todos os acordes entre parênteses. Além disso, usamos dois espaços para separar um acorde do outro, um espaço antes do primeiro acorde e um espaço depois do último acorde.
Repetições
Em sequências de acordes repetidas que não acompanham um trecho com letra – como introduções, passagens, bases de solos e interlúdios –, evitamos resumir usando indicações como 2x, 3x, etc. Em vez disso, escrevemos a sequência completa, repetindo-a quantas vezes forem necessárias. Por exemplo:
A única exceção ocorre nas tablaturas, onde o trecho repetido pode ser indicado com a quantidade de repetições ao lado da TAB.
Tablaturas
As tablaturas também seguem um padrão para facilitar o entendimento de todos. Abaixo, apresentamos um passo a passo do formato que utilizamos para organizá-las em uma cifra, com exceção das tablaturas de gaita, que explicamos no final deste capítulo. Caso você queira aprender mais sobre como escrever uma tablatura, confira nosso artigo clicando aqui.
- Sempre inclua o nome das cordas no início de cada tablatura. É muito importante para que o leitor consiga relacionar a posição das casas com a corda;
- Evite tablaturas muito extensas na horizontal. Utilizamos um limite de 52 traços “-”.
- Toda tablatura é acompanhada com um título que indica qual parte da música ela se refere. Assim como no título das partes, essa indicação é colocada entre colchetes. Existem diversos tipos de nomenclaturas, mas separamos aqui as que são utilizadas frequentemente. Confira abaixo:
[Tab - Intro]
[Tab - Solo]
[Tab - Solo Intro]
[Tab - Solo Final]
[Tab - Riff]
[Tab - Riff 1]
[Tab - Frase]
[Tab - Frase 1]
[Dedilhado - Primeira Estrofe]
[Dedilhado - Primeira Parte]
[Dedilhado - Refrão]
[Dedilhado - Pré-Refrão]
[Dedilhado - Final]
- Por fim, quando um trecho não cabe em uma única tablatura, divida-o em partes. Você pode identificar cada uma delas da seguinte maneira:
Parte 1 de 3
Parte 2 de 3
Parte 3 de 3
Aqui estão alguns exemplos de tablaturas com esses padrões:
https://www.cifraclub.com.br/florianopolis-house-of-prayer/tu-es-aguas-purificadoras/
https://www.cifraclub.com.br/drops-ina/e-ele/
https://www.cifraclub.com.br/felipe-araujo/atrasadinha-part-ferrugem/
https://www.cifraclub.com.br/ze-neto-cristiano/notificacao-preferida/
Outras transcrições: Partituras e arquivos Guitar Pro
Sabemos que a partitura é uma forma de notação musical muito difundida e bem definida por meio das convenções que se formaram ao longo dos séculos. Para todo som ou forma de fazê-lo já existe um sinal ou símbolo. Por esse motivo, o nosso único padrão para partituras é que elas sejam bem escritas, com todas as informações necessárias para tocar a música ou um trecho dela.
Sobre os arquivos Guitar Pro, o nosso padrão é o mesmo das partituras: estar bem escrito! Aceitamos todos os tipos de arquivos compatíveis com o software, ou seja, aqueles que podem ser abertos nele.
Se após esse guia você ainda tiver dúvidas, entre em contato para podermos te ajudar.